Total de visualizações de página

sábado, 12 de março de 2011

PALESTRA TRATA DA SAÚDE DA MULHER VIOLENTADA

Durante o Seminário “Mulheres de Araçatuba Rompendo as Barreiras da Invisibilidade”, realizado na manhã de quinta-feira (10) na Prefeitura Municipal, um dos destaques foi a questão do atendimento à mulher vítima de violência. Representando a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), o doutor Daniel Martins Ferreira Júnior, médico do Ambulatório de DST/Aids, falou sobre a importância do tratamento emergencial às vítimas de violência sexual. De acordo com o médico, o manejo adequado das vítimas é de extrema importância e os casos são tratados como emergências médicas devido ao alto risco de se contrair doenças sexualmente transmissíveis (DST) e uma possível gravidez indesejada.

De acordo com Sandra Augusta Exaltação, coordenadora do programa DST/AIDS, além dos procedimentos legais, como o registro de boletim de ocorrência e procura ao IML, o tratamento imediato pode fazer a diferença. A profilaxia com contraceptivos, antiretrovirais (ARV) e outras medicações que diminuem o risco de contagio de DTS nesses pacientes é realizada até 72 horas do ocorrido. Após este período, a única medida é o acompanhamento médico.

Doutor Daniel enfatizou durante a palestra que se a vítima for atendida por um médico até duas horas após o ato de violência as chances de o tratamento profilático ter sucesso aumentam ainda mais. “A primeira medida que se deve tomar é encaminhar essa mulher até um médico, pois a saúde não pode esperar”, destacou. O médico acrescentou que o mesmo procedimento deve ser feito não apenas com relação a abusos cometidos contra mulheres, mas também em casos de abuso contra rapazes e pedofilia.

Após o atendimento de emergência, os pacientes são acompanhados por seis meses e os exames são repetidos periodicamente para evitar falsos negativos durante o período da “Janela Imunológica”, quando as doenças podem ficar mascaradas, sendo difícil a detecção. Em Araçatuba, o Hospital da Mulher, da SMSA, localizado na Rua Sacadura Cabral, 471, funciona 24h e está apto a receber as vitimas de violência sexual para o tratamento emergencial. A unidade dispõe de equipamentos e materiais que garantem a eficácia dos procedimentos. Para obter mais informações e orientação basta entrar em contato com o Hospital no telefone (18) 3636-1170.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário