Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher: eventos na região marcam a passagem da data

Data que celebra as conquistas femininas foi oficializada em 1975
Da Redação, Ester Leão - Araçatuba Tamanho da
Letra
As mulheres vêm conquistando um espaço significativo no mundo. Uma data que remete ao histórico de vitórias e reconhecimento. Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A fixação da data é o reconhecimento e o coroamento de um longo processo de lutas, organização e conscientização das mulheres, mas também de toda a sociedade, na maior parte do mundo. Ao longo, as mulheres conquistaram direitos, como o de frequentar escolas, votar e se candidatar a cargos políticos, praticar esportes e representar o País em competições esportivas, entre outros. Também foram criadas delegacias de proteção à mulher e campanhas direcionadas à saúde da mulher (como as ações de combate ao câncer de mama).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje, o Brasil tem mais mulheres que homens. Elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Os dados disponibilizados pelo IBGE apontam ainda que, na população brasileira, as mulheres são mais numerosas; apenas nos Estados do Amapá, Mato Grosso do Sul e Tocantins, o total de homens supera o total de mulheres. E, já são responsáveis por 24,9% dos domicílios brasileiros.

AME
A Santa Casa de Andradina e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) promovem um evento no dia 10 de março, quarta-feira, em comemoração ao dia da mulher. Sabendo da importância da figura feminina, principalmente na área da saúde, uma programação especial foi montada para as colaboradoras das duas instituições. No cronograma de atividades estão ginástica laboral, oficinas de beleza e relaxamento, ginástica aeróbica e dança, pilates, além de palestras sobre a saúde da mulher. O evento acontece das 8h às 19h.

CPF GRATUITO
As mulheres poderão tirar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), gratuitamente, entre os dias 9 e 11 de março deste ano. A Caixa Econômica Federal vai oferecer às mulheres, neste período, o serviço de inscrição gratuita no CPF, em todas as agências do banco. O intuito da iniciativa é comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, dia 8 de março. Segundo a Caixa, o objetivo é possibilitar o acesso das mulheres às políticas públicas do governo federal: Programa Fome Zero, Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de facilitar o acesso à inclusão bancária e ao microcrédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário